segunda-feira, 2 de maio de 2011

'Grandes Mistérios do Universo' com Morgan Freeman

O especial 'Grandes Mistérios do Universo', apresentado por Morgan Freeman vai em busca de respostas que quase todos nós já fizemos. Como tudo começou e de onde viemos? O programa vai discutir se existe um Deus ou se o Universo se formou a partir do nada. Mesmo tratando de temas que as vezes ficam a cargo da filosofia o canal Discovery Sciense, vai mais fundo e reuni um time de especialista, como astrofísicos e astrobiólogos para tentar explicar questões que desafiam a nossa imaginação. O programa também aborda questões do tipo: 'Do que somos feitos?', 'O que aconteceu antes do ínicio?' e 'Viajar no tempo é possível?', na companhia de Morgan Freeman somo levados a descobertas que sempre nos intrigaram, apresentado de maneira esclarecedora.

Dia 2, Segunda, às 21h, Canal: Discovery Sciense.

Confira o Guia de episódios:

Antes do princípio
Estreia: segunda-feira, 2 de maio, às 21h
Todos os estudiosos do cosmos e astrônomos concordam que o Universo tem 13.7 bilhões de anos. Utilizando sofisticada tecnologia, os cientistas conseguem, agora, retratar o Universo um segundo após seu surgimento. Equipados com satélites ultra-sensíveis, os astrônomos podem olhar para o passado até o exato momento da criação, quando toda a matéria existente no Universo explodiu em direção à existência. E é aí que se coloca o mistério sem solução desde que o tempo é tempo: se o universo ‘surgiu’, de onde foi que ele veio?

Estamos sós?
Estreia: segunda-feira, 9 de maio, às 21h
Seres extraterrestres quase que certamente existem. Então, por que é que ainda não encontramos os ETs? O que se deduz é que só agora estamos desenvolvendo instrumentos suficientemente poderosos para ‘escanear’ o Universo na procura por novas formas de vida, e a ciência começa apenas a se sofisticar o suficiente para saber onde procurar. Em conseqüência, a corrida para encontrar os primeiros alienígenas inteligentes acaba de começar. Mas qual seria o aspecto desses “vizinhos”? Como eles poderão reagir quando e se os encontrarmos?

Viagem no tempo
Estreia: segunda-feira, 16 de maio, às 21h
A Teoria da Relatividade de Einstein diz que as viagens no tempo são perfeitamente possíveis – se se estiver viajando ‘para a frente’. Encontrar um modo de viajar no tempo ‘para trás’ exigiria andar em velocidade maior do que a velocidade da luz – o que, até agora, parece ser impossível. Mas fenômenos como a não-localização quantum (quantum nonlocality), quando partículas se teleportam instantaneamente por vastas distâncias, podem ser o caminho para a realização do sonho de viajar no tempo – para frente e para trás.

O mistério da vida
Estreia: segunda-feira, 23 de maio, às 21h
Para onde quer que se olhe, encontramos Vida. Na Terra, ela está por toda parte, mesmo nos locais mais inóspitos. Entretanto, até agora, só encontramos vida em nosso planeta. Como foi que a matéria de que são feitas as estrelas se juntou para criar a vida como a conhecemos? E o que realmente significa ‘vida’? A resposta a esse mistério nos ajudaria a encontrar vida em outros lugares?

Do que somos feitos?
Estreia: segunda-feira, 30 de maio, às 21h
Nossa compreensão sobre as leis que regem o Universo e a própria natureza está prestes a sofrer uma mudança drástica. O objetivo do Colisor Hadron, no CERN (Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear), é o de recriar os primeiros momentos da criação, quando o Universo estava extremamente quente e a recém-criada matéria esfriava para depois tomar a forma de estrelas, planetas, e, finalmente, seres. Tudo o que achamos, até agora, que poderia comprovar teorias sobre como o mundo funciona e do que somos feitos – ou seja, todas as nossas noções a respeito da essência do que é real – cairão por terra.

O enigma dos buracos negros
Estreia: segunda-feira, 6 de junho, às 21h
Buracos negros são os objetos mais poderosos no Universo. Nada, nem mesmo a luz, escapa da sua atração gravitacional. Os astrônomos consideram, atualmente, que há bilhões deles no cosmos, ‘engolindo’ planetas e estrelas em violentos impulsos de absorção. As novas pesquisas teóricas sobre os buracos negros sugerem que o espaço tridimensional pode ser apenas ilusão. Essa realidade na verdade existiria apenas em um holograma de duas dimensões, na borda do Universo.

O enigma da matéria escura
Estreia: segunda-feira, 13 de junho, às 21h
Há 30 anos, os cientistas perceberam pela primeira vez que uma espécie de matéria negra desconhecida estava afetando a maneira com qual as galáxias se deslocavam. Hoje, acredita-se que existe cinco vezes mais matéria negra do que ‘matéria comum’ no espaço – mas não se tem a menor idéia do que ela seja. Sabe-se apenas que ela não é constituída por átomos ou outra forma qualquer de matéria conhecida. E a matéria negra não é a única substância estranha no Universo – uma força recentemente descoberta, chamada energia negra, parece estar rasgando e separando as fibras que constituem o que chamamos de ‘o verdadeiro tecido do cosmos’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário